Em Portugal os grandes grupos económicos quando se fala no aumento de impostos (IRC) ameaçam logo o País e o Governo. Neste caso a Banca com o aumento das taxas de juro.
Alguns anos atrás, outro grande grupo económico também ameaçou, afirmando que se deslocaria para os Paises Baixos
Mas voltando à banca, na minha opinião, não me espanta os elevados lucros, considero muito importante que as nossas empresas tenham excelentes condições económicas-financeiras, o que estranho são os sucessivos downsizings, a constante redução de pessoal, sabendo que isso cria custos excessivos para o País a nível social, económico e financeiro. E aqui reside o problema!
Seria interessante uma convergência do País, não só as familias suportarem a "crise económica", mas também as empresas com elevados lucros, criarem um ambiente social favorável ao consumo, mas acima de tudo à poupança, com a continuação dos postos de trabalho.
"Crise económica" Será que existiu em Portugal? Só um exemplo: A Finlândia antes da "Revolução Tecnológica" viu o PIB descer quase 20%! Nós nem por isto passamos! O que será realmente a crise? Existiu?
1 comentário:
A História da Humanidade em Três Palavras
Felipe lembrou-se da história do Rei do Oriente que, desejando conhecer a história da humanidade, recebeu de um sábio quinhentos volumes; ocupado com negócios de Estado, pediu-lhe que a condensasse. Ao cabo de vinte anos, o sábio voltou e a sua história ocupava agora apenas cinquenta volumes; mas o rei, já velho demais para ler tantos livros volumosos, pediu-lhe que a fosse abreviar mais uma vez. Passaram-se de novo vinte anos, e o sábio, velho e encanecido, trouxe um único volume com os conhecimentos que o rei procurara; este, porém, estava deitado no seu leito de morte, nem tinha mais tempo de ler sequer aquilo. Aí o sábio deu-lhe a história da humanidade numa única linha: "Nasceram, sofreram, morreram".
Somerset Maugham, in "A Servidão Humana"
Enviar um comentário